♡ Dicas


Muita gente me procura pra pedir dicas e é com grande prazer que tento ajudar. Me sinto até honrada em ver que acreditam no meu trabalho e recorrem também à mim na hora de buscar informações sobre feltro e costurices.

 Vou deixando listadas aqui as dúvidas mais importantes para quem quiser saber:

- Como fazer para deixar os bonecos de pé?
Compre bases acrílicas, dessas usadas para fazer topo de bolo em lojas para confeiteiros ou biscuit ou internet mesmo.
Esconda um palito de churrasco por dentro de uma das pernas do personagem. Fure a base com o bico da cola quente e encaixe o palito (cuidado para não fazer o buraco maior que a espessura do palito).
Está pronto. Se achar necessário, passe cola quente para dar mais sustento no encontro do palito com a base.
 Obs: Hoje eu escondo o palito só no final, furando a peça por baixo de um dos pés e enfiando o palito já com o acrílico colado. Vá girando com cuidado e enfiando.



- Como fazer o círculo de tecido do móbile?
Eu uso uma das peças de um bastidor (25cm ou 26cm de diâmetro), esses de madeira usados para bordar, e cubro por fora com uma faixa de tecido com cerca de 3 cm de largura. O tecido por ser fino, reforço forrando com uma faixa de feltro do mesmo tamanho e costuro mais uma faixa de feltro por dentro do bastidor. Cole as faixas antes de casear.
Vai ficar um sanduíche de tecido+fetro+bastidor+feltro. Caseie tudo em volta do bastidor.



- Você pode vender ou dar os moldes?
Aqueles produtos que já existem moldes na internet digitalizados, posso passar o link de onde conseguir.
Vendo as Apostilas da Turma da Mônica e da Turma do Mickey que foram criadas e produzidas pelo Fiapinho Ateliê. Veja como comprar na aba "Apostilas".
Espero poder fazer mais em breve, mas enquanto isso, peço que entendam. Não tenho como me desviar do meu trabalho para ficar separando, copiando e enviando moldes. Não é o objetivo.

- Como ter moldes sem precisar imprimir?
Eu sei, imprimir gasta dinheiro e tempo pra quem não tem impressora em casa, mas tem uma forma fácil que todo mundo faz hoje em dia e não gasta nada.
Bote uma folha de A4 ou de caderno ou de papel manteiga sobre a tela do computador e vá contornando o desenho com um lápis direto da tela.

- Como fazer meus próprios moldes?
Existem desenhos no Google que você pode aproveitar para transformar em moldes, mas se você tiver jeito para desenho ou espelhamento, pelo menos, seria perfeito.
Pegue um desenho do personagem mais ereto e de frente possível.
Desenhe cada parte do corpo individualmente em papéis separados e depois recorte.
Está pronto seu molde.

Obs1: Quando um dos lados do desenho na internet não estiver muito bom, desenhe somente a metade dele com uma caneta ou algo que deixe bem nítido (lado direito ou esquerdo), dobre o desenho ao meio (pegando da cabeça ao centro das partes baixas).
Apoie a folha dobrada em uma janela de vidro, com o desenho voltado para ela. Precisa ser durante o dia (por causa da luz), e cubra à lápis o desenho do corpo na outra metade do papel. Quando abrir, o desenho estará completo.

Obs2: Encontre um desenho que tenha também a parte de trás do personagem disponível ou desenhe copiando de imagem da internet no verso do desenho que fez (da parte da frente), tentando deixar o mais fiel possível ao personagem.

- Qual linha usar para casear?
Isso é muito particular, vai da adaptação de cada um.
Comecei usando novelinhos de Aquarelle da Círculo, vinha com 65 metros, durava bastante, mas não encontro mais para comprar.
Aprendi com a amada Érica Catarinha a usar linha de pesponto e gostei muito porque desliza no feltro mais facilmente,  por ser poliester,  mas só vem com 30m e não possui tantas cores.
Além desses tem as meadinhas que possui muuuuitas cores, usando dois fios juntos dá pra ficar parecido com o fio de pesponto, mas tenho usado um fio só, aprendi com a Fernanda Lacerda da Boutique do Feltro. A meada vem com 6 fios de 8 metros (estou considerando dois fios juntos).

Na foto abaixo fio de pesponto junto com o de Aquarelle pra ver como não tem muita diferença na espessura.

O da esquerda é Aquarelle, levemente mais espesso:







6 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog. Estou começando uns trabalhos de decoração de festa e artesanato de feltro e buscando inspirações. Achei muita coisa fofa por aqui. Parabéns!

    Se quiser dar uma passadinha lá no meu cantinho: http://lugarridoalgodoesdoces.blogspot.com.br/

    Bjos,

    Lu Garrido

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga adorei seu blog parabénse obrigado pelas dicas estou começando agora a trabalhar com feltro e toda dica é bem vinda!!!Só uma pergunta que cola vc usa para feltro quando não tem como casea por exemplo o bico do mickey?desde já obrigada bjoss
    http://juartestricoecroche.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, obrigada, viu?! Uso cola quente na maior parte dos trabalhos e as vezes cola de isopor pra posicionar algo que será costurado e alfinetar poderá atrapalhar.
      O rosto do Mickey costuro à máquina, que fica bem discreto e a boca,olhos, nariz, colo com cola quente que fixa melhor.

      Espero ter ajudado mais. Bjs

      Excluir
  4. Obrigada Jaque...adorei a dica do acrílico, para deixar as peças em pé...um beijo no seu coraçao!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, só agora vi seu comentário. Obrigada você pela visita. Beijão!

      Excluir

Obrigada pela visita e por deixar suas palavras. Elas são sempre bem vindas.