sábado, 28 de março de 2015

Desrespeito

Boa noite, estou sumida eu sei, mas ainda produzindo. Em ritmo desacelerado, mas estou.
Precisei me afastar da internet, da divulgação, para organizar algumas possíveis mudanças, mas que já nem sei se irão acontecer... Quando não depende da gente, corre o risco da missão tomar outros rumos...

Mas enfim, preciso desabafar sobre algo que eu já deveria entender que está aí na internet, mas não consigo deixar de me entristecer quando vejo.
Hoje o Fiapinho tem produtos com uma qualidade adquirida através de muito trabalho, horas de desenhos, testes, recortes, costura, calos nos dedos, dores nas costas... Aí me vem uma criatura e pega um trabalho seu e divulga como se fosse dela.
Há algum tempo me queixei que uma pessoa estava roubando fotos dos meus trabalhos e divulgando no Mercado Livre como se fossem dela, pois hoje me surpreendi, com outra, mas esta não está roubando fotos. Olha a ousadia! Muito provavelmente essa pessoa comprou meus bonecos, fotografou e divulgou como se fossem seus.
Reconheço cada traço, cada detalhezinho e posso provar através de fotos.
Não há dúvidas que são os bonecos que fiz. Foram vendidos há algum tempo porque ainda são do modelo antigo.
Ao comprarem, estejam atentos, nem sei exatamente como, mas talvez pesquisar se a loja tem site, blog, Face, Flickr... Se a pessoa não tem problema em se expor, botar o nome verdadeiro, não se esconder... Compare seus trabalhos, se a identidade é parecida, os pontos são sempre os mesmos, a forma de aplicar os olhos, boca, como borda, se coloca um brilhinho no nariz etc. Busque familiaridade entre as criações. Peça mais imagens se for o caso... Senão irão ver um produto bonitinho na foto e receber outro completamente diferente.


Obs: Retirei os links e o nome da loja, porque conversamos em off e a pessoa removeu meus produtos de seus canais juntamente com pedido de desculpas.
Obrigada por isso. E como dito por e-mail, também peço desculpas por tê-la exposto.

Jaque Bastos

6 comentários :

  1. Jaque muito chato essas coisas, eu vi a Érica passar por situações chatas de roubos de fotos e outros casos eu fico tocada por vc tbm eu sei o quanto da trabalho fazer um trabalho caprichoso e sem igual e cada uma tem mesmo a sua particularidade !
    E sei que vc está falando a verdade a gente conhece um trabalho da gente de longe mesmo....
    Vou te mandar um email bjs

    Dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dri, é bom receber essas palavras, aliás tenho recebido apoio de algumas artesãs por e-mail.
      As boas artesãs entendem minha queixa, porque já passaram por isso ou já viu algo parecido e não concordam que essa falta de respeito.
      Vamos combinar que aceitar isso tudo como se fosse normal, como algumas pessoas insistem em querer nos enfiar goela abaixo, meu Deus! A internet ainda é um lugar que pessoas tentam se esconder para atacar, cometer crimes, desrespeitar, isso confiando na impunidade, mas as coisas estão mudando e uma hora isso não vai mais acontecer tão facilmente.

      Obrigada, viu?!

      Grande beijo.

      Excluir
  2. Nossa, Jaque.
    Fazia muito tempo que não lia algo assim. Mas acontece bastante.
    Que bom que você chegou num acordo e que bom que você dividiu isso aqui porque acho importante passar a mensagem do respeito pra quem possivelmente venha a fazer o mesmo e pra quem quer proteger o próprio trabalho, ainda que protegendo a identidade dela.
    Isso é muito importante.
    Já vi inúmeros casos de gente linkando a pessoa que fez ou desabafando sem ouvir a pessoa, sabe.
    Nessas horas tem que manter a calma pra resolver mesmo. (Você foi forte! Hahaha! Eu ficaria furiosa).
    É revoltante porque fazemos isso com muito amor. Não é nenhum sentimento maldoso, né?

    Um beijo e sucesso no seu trabalho! ♥

    ResponderExcluir
  3. É impressionante como essas coisas acontecem .Comecei a divulgar o meu trabalho na net a pouquíssimo tempo , sou iniciante ainda rs ,e por incrível que pareça já passei por uma situação parecida , e como eu estava num momento complicado da minha vida,super fragilizada ,isso acabou comigo.
    As pessoas deveriam ter mais respeito com as outras , não é pq esta na net que pode sair por ai desrespeitando o trabalho alheio.
    Grande beijo e parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, o seu trabalho é lindo perfeito, muito sucesso! Beijos, fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, viu?! Fique com Deus também e sucesso! Bj

      Excluir

Obrigada pela visita e por deixar suas palavras. Elas são sempre bem vindas.